Quem tá mais quebrado: o carro ou eu?

Cheguei no Rio com uma missão: consertar de uma vez por todas a porta do carro que há um mês não abre. Já estava ficando ridículo só entrar e sair pela porta do carona. Até que tomei coragem e fui logo cedo ao mecânico. Entrei no carro, liguei o som e dei a partida. Quando passei a segunda, um barulho surpreendente e difícil de reproduzir me fez pensar que eu levantaria vôo a qualquer momento. Dirigi cerca de quatro quilômetros a sessenta por hora até a oficina. Chegando lá, fiz questão de dar uma voltinha com o mecânico para ele dar um diagnóstico preciso do caso.

- Ih moça, é o rolamento traseiro. Tem que trocar os dois.
- Jura? E quanto custa isso?
- Sai por R$260 as peças mais a mão de obra.
- Beleza, pode arrumar. Mas, na verdade, eu vim por causa da porta do motorista, que não está abrindo.
- Ih moça, então eu vou ter que desmontar pra ver o que houve. Deixa o carro aqui que eu te ligo daqui a pouco pra passar o orçamento, pode ser?
- Pode sim, mas o senhor tem idéia se esse conserto é simples?
- Tenho não moça, melhor ver antes o que é.

Tudo bem, sem pânico. Ignorei o frio e resolvi voltar andando pelo calçadão, matando as saudades de olhar o horizonte e contemplando as ondas que quebravam com força por causa do vento forte. No meio do caminho, o telefone tocou.

- Oi moça, é o Joelson. Seguinte: a senhora vai ter que trocar o miolo da fechadura. Mas pra não ficar usando uma chave em cada porta, é melhor trocar o das quatro, além do porta malas.
- É mesmo Joelson? E quanto custa isso?
- Sai uns R$380 as peças e mais R$80 a mão de obra. E tem mais uma coisa, moça: dei uma olhada no motor, e está na hora de trocar a correia dentada também. Sai por R$200 a mão de obra e mais R$85 a peça.
- Ai meu santo. E quanto dá tudo?
- Incluindo o rolamento, sai por R$1005, mas eu posso fazer por R$1000 pra senhora.
- Caramba Joelson, não vai dar! Faz o seguinte: troca o rolamento, a correia dentada e deixa a porta pro mês que vem...

Comentários

Postagens mais visitadas