O outro lado da Terra Santa

Uma conversa que tive com a Renata Malkes após a primeira temporada dela em Israel, há uns três anos ou mais, me marcou muito. Ao contrário do que ensinam os manuais de redação, fiz uma pergunta totalmente previsível e tive uma resposta mais do que surpreendente.

Perguntei se ela não tinha medo de viver entre os temíveis homens-bomba e sob os riscos dos freqüentes atentados terroristas. E ela me disse, comprovando com estatísticas que agora me fogem à memória, que os riscos que ela corria de ir pelos ares por conta da explosão de uma bomba em um café qualquer de Tel Aviv eram infinitamente menores dos que eu corria de ter os miolos estourados por uma bala perdida no Rio de Janeiro.

Filha de pai judeu e mãe não-judia, a Renata se converteu após conhecer, estudar e se apaixonar pela história do povo judeu. E até hoje ela mora em Israel, terra que adotou como sua pátria.

Uns dois meses atrás nos encontramos novamente no Rio e ela me falou da vontade de voltar a se dedicar ao mundo dos blogs. Hoje, essa menina arretada que virou correspondente do Globo e que vive mandando matérias sobre o triste conflito entre judeus e palestinos, estreou o blog O Outro Lado da Terra Santa. Neste espaço, ela mostra que Israel vai muito além das bombas e dos atentados.

Assim como o Rio tem muito mais poesia do que essas lamentáveis balas perdidas por aí (pelo menos eu prefiro acreditar que sim).

Comentários

Manifesto Plural disse…
Claro.
O Oriente Médio tem muito a ver com o Brasil mesmo. Tel Aviv é um oasis de paz naquela região. Assim como o couro come na Baixada Fluminense e os ricos e os turistas se refastelam nas areias escaldantes da zona sul, os endinheirados judeus vivem numa nice enquanto mandam bomba na cabeça dos palestinos. Haja vista História e a recente guerra no Líbano...
Anônimo disse…
Faz tempo que eu não lia um comentário tão sem pé nem cabeça como o que está acima.

Não quero fazer do blog de amigos palco para disputinhas de quem sabe mais.

Mas que quando o senso comum reina, é uma tristeza, isso é...

Postagens mais visitadas