A partir de amanhã e pelas próximas duas semanas, voltarei a bater cartão, com hora para entrar e sair da redação. Serei uma espécie de frila-fixo. Há quase cinco meses estou na condição de frila- frila e tenho gostado bastante da experiência. Funciona assim: você vai nas reuniões, pega as pautas, apura e escreve onde quiser e entrega. Laptops, e-mails, MSN e celulares são seus grandes aliados. Resolvi fazer um balanço sobre as vantagens e as desvantagens da vida de frila.

A parte boa:
  • Você não precisa conviver diariamente com chefes cri-cris e a relação com eles melhora 100%.
  • Além de mandar muito bem no que está fazendo, você só precisa cumprir os prazos: não importa a hora nem o lugar de produção: pode ser de madrugada, na sua casa, num cyber, na casa do namorado...
  • Você pode almoçar num restaurante charmoso, do outro lado da cidade, com entrada, prato principal, sobremesa e cafezinho sem se preocupar com a hora.
  • Você pode dormir até mais tarde quando está chovendo muito, quando dormiu tarde no dia anterior, ou apenas porque está com preguiça de levantar cedo.
  • Você pode trabalhar menos e ganhar mais.
  • Você pode trabalhar mais e ganhar ainda mais.

A parte chata:

  • Você não convive diariamente com um monte de gente legal que te faz rir e te acrescenta um monte de coisas interessantes.
  • Quando você pega muito trabalho ao mesmo tempo, pode passar dias sem sair de casa, em frente ao computador, para conseguir dar conta de tudo.
  • Se você mora sozinho (a), pode cansar de comer salada com peito de peru empanado da Sadia.
  • Você vive com frio na barriga para saber se vai pintar trabalho ou não.
  • Você não tem férias remuneradas, 13º, muito menos participação nos lucros.

    Conclusão:

    Não existe trabalho perfeito. Mas podemos tentar fazer dele o mais prazeroso possível.

    "Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca diferença entre seu trabalho e o seu tempo livre, entre sua mente e seu corpo, entre sua educação e a sua recreação. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja simplesmente a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se está se divertindo. Ou os dois."

    Domenico de Masi

Comentários

Unknown disse…
Marcelle, adorei seu blog! O texto está muito gostoso, e adorei a escolha dos assuntos. Continue animada, pq não é fácil postar sempre - eu, com meu blog desatualizado, que o diga! Bjo!
Unknown disse…
Celle, a mais carioca de todas as cariocas..
Adorei!! E concordo com vc em número, gênero e grau! O ideal é ser frila e ter um escritório senão vc praticamente enlouquece. Mas pra quem não tem, não existe tempo vago, não existe hora pra acabar, nem pra começar. Mas por outro lado a vida passa a ser algo invejável, afinal quantas velhas podem passar henna no cabelo às duas da tarde. E quantas jovens podem resolver a vida às duas da manhã?

Beijo beijo,
Lu

Postagens mais visitadas