Conhece a Lista de Citra?

Preciso confessar uma mania.

De listas.

Lista de livros obrigatórios para a vida
Lista de livros que quero ler nos próximos 6 meses
Lista de coisas a resolver durante a semana
Lista de telefonemas a dar durante o dia
Lista de CDs de novos músicos que quero comprar
Lista de CDs de músicos antigos que preciso ter
Lista de viagens que quero fazer durante o ano
Lista de lugares que quero conhecer ao longo da vida
Lista dos três caras mais chatos que já saí
Lista dos três caras pelos quais fui mais apaixonada
Lista do que esses caras tinham para me deixar tão apaixonada

E por aí vai....

Há uns três anos, criei uma nova lista, super funcional. Aprendi com o meu primo Rodrigo. Chama-se Lista de Citra. Dei um google para buscar o significado e não apareceu nada. Aí eu cheguei à conclusão de que entendi o nome errado, mas fiquei com preguiça de perguntar novamente o nome certo e resolvi deixar assim mesmo.

A Lista de Citra funciona assim: Estamos em 2008. Você volta cinco anos e pensa nas cinco principais coisas que marcaram sua vida em 2007, 2006, 2005, 2004 e 2003. Pode ser relacionado à família, profissão, amores, amigos, qualquer assunto ..... Mas deve ser como um brainstorm: escreva os primeiros nomes, lugares, sensações que vêm a sua cabeça.

Depois você faz uma projeção para os próximos cinco anos. E imagina as principais coisas ou pessoas ou lugares ou trabalhos ou sensações que quer para a sua vida em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.

É o maior barato.

Fiz a minha listinha em 2005, assim que voltei do bate-papo com o meu primo. Anotei tudo em um caderno velho que reencontrei dia desses, esquecido em uma gaveta. E não é que eu conquistei muitas das coisas que almejei três anos atrás?

Faltam várias, ok. Mas é uma delícia essa constatação de que quando planejamos e corremos atrás do que queremos, as coisas acontecem. De verdade.

E pó falar em listas, já assistiu Antes de Partir?

Comentários

RobertaPaiva disse…
Eu também tenho a mesma mania rs!
Uma época da minha vida, uma terapeuta me disse que é muito mais fácil realizarmos os nossos objetivos quando os escrevemos. Se não me engano acho que Freud também tinha a mania das listas!
Eu já acredito em uma coisa mais mágica...para mim quando escrevemos os nossos desejos em um papel, esse sonhos ganham mais força de se tornarem realidade. Como se as palavras fossem para o universo!
Adoro lê-la!!
beijos e saudades minha amiga
Beta

Postagens mais visitadas